Alerta nacional: ovos de granja com gripe aviária rastreáveis em três estados! Paraná na mira


Maringá, PR – Uma notícia que coloca em alerta a avicultura e os consumidores em todo o país veio à tona no sábado (17 de maio de 2025). O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em resposta imediata, o governo federal, em colaboração com as autoridades estaduais e o setor produtivo, implementou um rigoroso rastreamento dos ovos produzidos na granja afetada, que foram distribuídos para Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
De acordo com a nota oficial divulgada pelo Mapa e informações complementares apuradas, a detecção do vírus H5N1 em aves de produção comercial, a primeira desde 2006 no Brasil, acionou o Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Este plano, estabelecido em 2022, visa conter a disseminação da doença e proteger a avicultura nacional.
Apesar da confirmação do foco, o Ministério da Agricultura e Pecuária assegura que “não há comprovação de que tais ovos estejam contaminados com o vírus da gripe aviária” e que todas as medidas necessárias para a proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas. As ações incluem o rastreamento detalhado da produção da granja, a implementação de barreiras sanitárias e a desinfecção das áreas afetadas. Equipes com equipamentos de proteção foram mobilizadas para aplicar as medidas de controle em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde cerca de 17 mil aves morreram ou precisaram ser sacrificadas.
O governo do Rio Grande do Sul informou que em um dos galpões da granja, todas as galinhas morreram, enquanto em outro, a perda chegou a 80%. As aves restantes foram sacrificadas como medida preventiva. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do estado está monitorando a situação e reforça a importância da notificação imediata de qualquer suspeita de influenza aviária em aves, que envolve sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita.
Para os consumidores, a orientação das autoridades sanitárias é de tranquilidade. A gripe aviária é uma infecção viral que afeta principalmente aves e, embora possa ser transmitida a humanos em casos raros, o risco de infecção pelo consumo de carne de aves e ovos é considerado baixo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou a necessidade de restrições a viajantes, seguindo o protocolo do Plano de Contingência Nacional, que está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.
No Paraná, as autoridades competentes já foram notificadas e estão em alerta para monitorar a possível chegada de lotes de ovos provenientes da granja com foco de gripe aviária. A recomendação para a população é de manter a calma e acompanhar as informações oficiais divulgadas pelos órgãos de saúde e agricultura.
Este incidente serve como um lembrete da importância das medidas de biosseguridade nas granjas e da vigilância constante para prevenir a ocorrência e disseminação de doenças que podem impactar a produção de alimentos e a saúde pública. A situação continua sendo monitorada de perto pelas autoridades para garantir a segurança da cadeia produtiva e dos consumidores.

Abrir bate-papo
Como podemos ajudá-lo?
Verified by MonsterInsights