Um professor substituto da NorthSide High School, em Fort Worth, Texas, está sob investigação após sugerir que agentes da Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) visitassem a escola para identificar estudantes imigrantes ilegais. Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), o docente afirmou: “Tenho muitos alunos que nem falam inglês e estão na 10ª ou 11ª série. Eles têm que se comunicar comigo pelo tradutor do iPhone. O [Departamento de Educação dos EUA] deveria reformular totalmente nosso sistema escolar, no Texas também”.
Após a repercussão negativa, o professor, cuja identidade não foi divulgada, foi afastado de suas funções enquanto o Distrito Escolar de Fort Worth conduz uma investigação completa sobre o caso. A administradora do distrito, Roxanne Martinez, afirmou estar ciente da publicação e garantiu que estão “conduzindo uma investigação completa para entender as circunstâncias e garantir que as ações apropriadas sejam tomadas”.
O distrito escolar emitiu um comunicado em inglês e espanhol para tranquilizar os pais e reafirmar o compromisso de manter um ambiente positivo e de apoio para todos os alunos. De acordo com a CBS News Texas, 93% dos estudantes do distrito se identificam como hispânicos ou latinos.
O incidente gerou protestos na cidade, com manifestantes pedindo a proteção das crianças nas escolas do Texas. A professora Jeanette Martinez relatou à FOX News local que seus alunos estão com medo de ir para a aula.
Este caso ocorre em meio a um aumento nas ações de deportação nos Estados Unidos. Somente no dia 27 de janeiro, a ICE prendeu 1.179 pessoas, número significativamente superior à média diária de 310 detenções no último ano fiscal, encerrado em 30 de setembro de 2024.
A situação evidencia as tensões em torno das políticas de imigração e o impacto nas comunidades escolares, especialmente em áreas com alta concentração de estudantes imigrantes.