Economia

Pix Bate Recorde Histórico de Transações e Movimentação Financeira em Dia de 13º e Black Friday, Segundo Banco Central

​O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), atingiu um novo marco histórico na última sexta-feira (28), consolidando-se de vez como a principal ferramenta de transferência e pagamento do país. A data, impulsionada pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário e pelas compras da Black Friday, resultou em números impressionantes.

​De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (1º), o Pix registrou 297,4 milhões de transações em um único dia, superando o recorde anterior de 290 milhões, alcançado em 5 de setembro deste ano. O volume financeiro movimentado na sexta-feira também foi recorde, atingindo a marca de R$ 166,2 bilhões.

​”O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, destacou o Banco Central em nota.

​O sistema, que completou cinco anos em novembro, tem se mostrado essencial para a dinâmica econômica nacional. A Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio, especialmente o e-commerce, viu o Pix ser o protagonista nos pagamentos, reforçando o avanço da digitalização no varejo.

​🇧🇷 Pix: o Meio de Pagamento Mais Usado

​O Pix se estabeleceu como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, conforme dados recentes do BC, sendo adotado por 76,4% da população brasileira. Esse patamar o coloca à frente de meios tradicionais como cartão de débito (69,1%), crédito (51,6%) e até mesmo do dinheiro em espécie (68,9%).

​Apesar do sucesso, a segurança do sistema segue como um tema central. O aumento da sua popularidade também trouxe desafios relacionados a fraudes e golpes. Em resposta, o Banco Central tem implementado uma série de medidas e aperfeiçoamentos no sistema:

  • MED 2.0 (Mecanismo Especial de Devolução): Um novo mecanismo de combate a golpes que visa facilitar a devolução de dinheiro em casos de fraude, sem quebrar o sigilo dos usuários.
  • Serviço de Proteção: Lançamento de uma ferramenta para bloquear a abertura de contas e chaves Pix fraudulentas.
  • Novas Regras Contra Contas-Bolsão: Início da vigência de normas que buscam eliminar as contas utilizadas como intermediárias em esquemas criminosos.

​Essas ações regulatórias buscam reforçar a confiança no sistema, um elemento vital para a sua contínua expansão. A consolidação do Pix no Brasil, além de reduzir custos operacionais, é vista como um importante agente de inclusão financeira e estímulo à formalização de pequenos negócios.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Conteúdo protegido!!