O inverno começou oficialmente no Hemisfério Sul às 5h24 deste domingo (21). A estação, tradicionalmente conhecida por ser a mais fria e seca do ano no Paraná, deve apresentar um comportamento atípico em 2026, com volumes de chuva e temperaturas ligeiramente acima da média climatológica para o período.
Até o momento, o registro mais baixo do ano no estado ocorreu antes do início da estação, marcando -2,4°C com sensação térmica de -7,5°C. No entanto, o primeiro dia do inverno começou menos rigoroso, com a menor temperatura mínima atingindo os 4,2°C neste domingo.
De acordo com meteorologistas, a atuação de frentes frias combinada com sistemas de instabilidade deve favorecer episódios frequentes de precipitação nos próximos meses, quebrando o padrão de estiagem comum para esta época do ano em diversas regiões paranaenses.
Descubra mais sobre O expresso Br
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



