Uma intensa massa de ar polar derrubou as temperaturas em todo o Paraná nos últimos dias, resultando no amanhecer mais gelado do ano. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município de General Carneiro, localizado na região sul do estado, concentrou os registros mais baixos pelo terceiro dia consecutivo.
A sequência de frio extremo na cidade teve início na quarta-feira (24), quando os termômetros marcaram -3°C. O pico do frio ocorreu na quinta-feira (25), atingindo o recorde anual de -4,8°C, com sensação térmica que chegou a -6,3°C. Nesta sexta-feira (26), a estação meteorológica local voltou a registrar marcas negativas, com mínima de -2,4°C.
Geada ampla e registros pelo estado
O resfriamento severo não ficou restrito ao sul. Cidades de diversas regiões paranaenses registraram marcas expressivas e formação de geada:
- Palmas: -3,5°C (com sensação térmica de -7,1°C na quinta-feira)
- Pinhão: -1,5°C
- Guarapuava: -1,4°C
- Francisco Beltrão: -1,2°C
- Curitiba: 2,4°C (a menor mínima do ano na capital)
A forte queda nas temperaturas foi intensificada pelo reflexo de um ciclone bomba que se formou no Atlântico Sul no início da semana, impulsionando o ar polar continente adentro.
Próximos dias e mudança no tempo
Segundo as atualizações mais recentes do Simepar, a massa de ar frio começa a perder força gradativamente a partir do final desta sexta-feira, fazendo com que as temperaturas máximas subam um pouco no período da tarde.
No entanto, o alívio do frio dará lugar à instabilidade. Os meteorologistas monitoram a aproximação de uma nova frente fria que deve quebrar o período de tempo seco. A previsão indica o retorno de chuvas e possíveis trovoadas em grande parte do estado entre o sábado e o domingo, avançando do oeste e sudoeste em direção às demais regiões no início da próxima semana.
Descubra mais sobre O expresso Br
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



