Justiça condena Prefeitura de Umuarama a indenizar família de paciente morto por Covid-19

​O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou o município de Umuarama, localizado no Noroeste do Estado, ao pagamento de uma indenização por danos morais à família de um paciente que foi a óbito em decorrência da Covid-19 no ano de 2021.

​A decisão judicial baseou-se na compreensão de que a administração municipal falhou no atendimento médico prestado ao cidadão, configurando uma negligência que contribuiu diretamente para o agravamento do quadro clínico e o subsequente falecimento.

​Detalhes do caso e negligência apontada

​De acordo com os autos do processo, a falha no tratamento evidenciou problemas na condução do protocolo de saúde pública adotado na época da pandemia. A condenação reforça a responsabilidade do Estado e das administrações municipais em garantir a assistência adequada e em tempo hábil aos cidadãos, especialmente em cenários de crise sanitária.

Nota do Tribunal: A negligência no atendimento médico, ao comprometer as chances de recuperação do paciente, gera o dever de reparação por danos morais aos familiares afetados pela perda.

​O valor estipulado para a indenização visa mitigar o sofrimento da família, embora a decisão ainda caiba recursos por parte da procuradoria jurídica do município de Umuarama.


Descubra mais sobre O expresso Br

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *